segunda-feira, 5 de abril de 2010

PROJETO ENVOLVA-SE COM A DIETSCHI

AJUDAR – LIMPAR – CUIDAR – PRESERVAR – MELHORAR

OBJETIVOS:
- PRESERVAR O AMBIENTE;
- CONSCIENTIZAR A COMUNIDADE DA IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA DO LIXO;
- VALORIZAR O AMBIENTE ESCOLAR;
- PARTICIPAR DA COMUNIDADE ESCOLAR TOMANDO INICIATIVAS E DECISÕES PARA O BEM DE TODO O AMBIENTE.

PROCEDIMENTOS:
- CRIAÇÃO DE UM BILHETE PARA QUE OS ALUNOS ENTREGASSEM AOS PAIS INFORMANDO COMO ELES PODERIAM COLABORAR COM O PROJETO;
- TODOS COMEÇARAM A TRAZER PLÁSTICOS, PAPÉIS, ÓLEO DE COZINHA JÁ UTILIZADO E NOTAS FISCAIS;
- TODAS AS SEXTAS-FEIRAS A TARDE ESTAMOS NA ESCOLA FORA DO NOSSO HORÁRIO DE AULA, DE LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE PARA SELECIONAR O LIXO, AJUDAR A FAZER SABÃO ECOLÓGICO E DIGITAR NOTAS FISCAIS;
- O LIXO SELECIONADO E O SABÃO ECOLÓGICO SÃO VENDIDOS E AS NOTAS FISCAIS SÃO DIGITADAS E ENVIADAS PELA INTERNET AO GOVERNO DO ESTADO QUE PREMIA A ESCOLA ENVIANDO UM VALOR DIRETAMENTE PARA A CONTA BANCÁRIA, TRIMESTRALMENTE;


- NOSSO AMBIENTE ESTÁ MAIS LIMPO;
- ESTAMOS PROTEGENDO AS ÁGUAS DO SUBSOLO;
- PARTICIPAMOS DO PROJETO “A NOTA É MINHA”;
- ESTAMOS MAIS PRESENTES NA ESCOLA, CONVIVENDO COM NOSSOS AMIGOS;
-VALORIZAMOS BASTANTE NOSSA ESCOLA PORQUE SABEMOS DA DIFICULDADE PARA COMPRAR COISAS NOVAS.



PARQUE TUPANCY
Meio Ambiente, a outra metade é você



Nossa primeira visita ao Parque Tupancy foi descrita pelo aluno Márcio:


Tupancy
Quando chegamos ao Parque a professora Natalia explicou sobre os cuidados com o Tupancy: não podia levar nada, nada, nada de lembrança, nem uma folhinha sequer. Então a gente caminhou no carreirinho e a professora explicou sobre várias espécies.
Depois fizemos a brincadeira aram samsam e nos separamos em dois grupos. Um foi fazer a trilha e o meu grupo fez desenhos sobre a biodiversidade no Parque Tupancy.
Quando o grupo que tinha feito a trilha chegou, a gente lanchou e então foi a nossa vez de ir para a trilha. Logo encontramos uma placa falando sobre a bromélia gigante, a cobra d’água e outras coisas do Parque.
Só passamos a placa e eu já achei uma bromelinha. Mais adiante encontramos várias coisas que não pertenciam ao Tupancy, elas foram colocadas ali para ver se nós íamos achar. Eu encontrei 5 coisas mas tinha 11.
Depois a gente foi andando mais um pouco, sentamos, fechamos os olhos e tínhamos que ouvir os barulhos do mato; eu ouvi 3.
Por último fizemos a brincadeira da garrafa mágica onde um aluno girava a garrafa e a pessoa para quem ficasse virada a boca da garrafa falava sobre as aprendizagens que tivemos na trilha.
Foi muito legal!

A seguir o relato da nossa segunda visita ao Parque Tupancy nas palavras do aluno Luiz Fernando Cardoso dos Santos

No dia 20 de maio de 2008 a 5ª série foi no Parque Tupancy.
A viagem foi longa, saímos da escola a pé chegamos no Tupancy, tomamos água e fomos para a beira da praia onde aprendemos como os cômoros de areia foram formados. Depois todos nós seríamos grãos de areia e o Joel foi o vento. Para onde o Joel levantasse os braços, naquela direção todos nós, grãos de areia, saíamos pulando e a hora que o Joel abaixasse as mãos, pararíamos.
Ainda na beira da praia, sentamos no chão para a apresentação dos cartazes sobre biodiversidade que tínhamos feito no encontro anterior.
Em seguida, formamos dois grupos; cada grupo ganhou uma garrafa e nos separamos para uma caça ao tesouro escondido.
Dentro da garrafa tinha uma pergunta com duas opções de resposta. Cada resposta levava a um caminho certo ou errado.
Deveríamos responder bem certo para poder encontrar o tesouro. Durante toda a trilha tinha várias garrafas com perguntas sobre o Parque Tupancy.
No final, os dois grupos chegaram juntos e dividiram uma linda cesta de frutas. Quando estávamos sentados comendo as frutas, conversamos sobre os ambientes em que vivem os animais e plantas encontrados no Parque Tupancy.
No final todos falaram que gostaram da caça ao tesouro e a professora disse que gostou de brincar de grão de areia e vento.
Mara Braum

Nenhum comentário:

Postar um comentário